A história das jerseys de Kobe Bryant nos Lakers

Kobe Bean Bryant, mais conhecido como Kobe Bryant é considerado como um dos maiores jogadores de todos os tempos. Kobe foi um dos poucos atletas a ser escolhido no NBA Draft direto do High School para a NBA.

Juntamente com Shaquille O’Neal e Phil Jackson, liderou os Lakers a três campeonatos consecutivos na NBA, a chamada dinastia de 2000, 2001, 2002. Após a saída de Shaquille O’Neal na temporada 2003-04, Kobe se tornou a estrela principal dos Lakers, sendo o maior pontuador da NBA por duas temporadas consecutivas: 2005-06 e 2006-07. Nessas temporadas Kobe quebrou vários recordes pessoais e também da NBA. Em 2006, fez 81 pontos em um jogo contra os Toronto Raptors, segunda maior pontuação de todos os tempos, atrás somente dos 100 pontos de Wilt Chamberlain, marcados numa partida em 1962.

Kobe foi titular em todos os All Star Games da NBA, sendo MVP em quatro ocasiões: 2002, 2007, 2009 e 2011. Em 2010 ele foi eleito para ser titular, mas uma contusão o impediu de participar do evento.

Bryant foi o MVP da NBA, na temporada 2007-08, após ter liderado sua equipe à melhor campanha na Conferência Oeste, tida como uma das mais difíceis dos últimos tempos e levou a equipe às Finais da NBA, mas não conseguiu o título, que ficou na mão do maior rival dos Lakers, os Boston Celtics.

Em 2009, Bryant levou os Lakers ao título da NBA e, assim, conquistou o seu quarto campeonato na carreira. Foi também o MVP das Finais, contra o Orlando Magic. Nesse ano, o uniforme de Kobe foi o mais vendido nos Estados Unidos, Europa e China.

Em 2010, em numa partida contra os Memphis Grizzlies, tornou-se o maior pontuador da história dos Los Angeles Lakers.

Ainda em 2010, Kobe Bryant conquistou mais um título da NBA para os Lakers ao vencer em sete jogos o seu rival Boston Celtics. Foi a primeira vez que Kobe disputou um Jogo 7 das Finais da NBA. E pela segunda vez na carreira, foi escolhido como o MVP das finais.

Em sua carreira de 20 anos com os Lakers, Kobe “The Black Mamba” Bryant usou 18 jerseys diferentes nas quadras da NBA. Abaixo trouxemos essas jerseys e o significado histórico de cada uma:

CLASSIC HOME – Usado pela primeira vez em 3 de novembro de 1996

1ba7bbfc-thanasis_pao_olympiacos.jpg

Foi o uniforme que Kobe Bryant usou a primeira vez que ele se jogou pelos Los Angeles Lakers em 3 de novembro de 1996. O adolescente Kobe usava esses fios dourados nos jogos em casa durante os três primeiros anos de sua carreira antes dos Lakers atualizarem o uniforme para o seu modelo mais moderno.

CLASSIC AWAY – Usado pela primeira vez em 5 de novembro de 1996

1ba7bbfc-thanasis_pao_olympiacos.jpg

Bryant voou através do ar em 1997 vestindo esta jersey roxa, deixando a multidão de queixo caído ao ganhar o Slam Dunk Contest com apenas 18 anos de idade. No entanto, ele também aprendeu algumas lições dolorosas com ela, incluindo as vezes que foi varrido na pós-temporada pelo Utah Jazz e os San Antonio Spurs antes dos anos de triunfo.

MODERN AWAY 8 – Usado pela primeira vez em 2 de novembro de 1999

1ba7bbfc-thanasis_pao_olympiacos.jpg

Quando Kobe ficou no pódio para levantar os troféus do campeonato Larry O’Brien em 2001 e 2002, ele estava vestindo esta jersey. Bryant também proporcionou um dos grandes momentos de sua jovem carreira nesta equipe, marcando 28 pontos, incluindo três cestas na prorrogação, para vencer os Indiana Pacers no Jogo 4 das Finais da NBA de 2000 depois que Shaquille O’Neal tinha falhado.

MODERN HOME 8 – Usado pela primeira vez em 3 de novembro de 1999

1ba7bbfc-thanasis_pao_olympiacos.jpg

Em uma coincidência quase poética, os Los Angeles Lakers não ganharam um campeonato desde a época do Showtime até que atualizaram seus uniformes. Quando o relógio acabou no Jogo 5 nas Finais de 2000, Kobe e co. apenas duas semanas antes, eles também usavam esta jersey quando Bryant e O’Neal lideraram a equipe a um retorno de 16 pontos no quarto período no Jogo 7 das Finais da Conferência Oeste.

MPLS THROWBACK – Usado pela primeira vez em 11 de abril de 2002

1ba7bbfc-thanasis_pao_olympiacos.jpg

Em comemoração aos cinco títulos da equipe no campeonato da era de Minneapolis, os Lakers usaram os throwbacks especiais para seu jogo de 11 de abril de 2002, apropriadamente no encontro com a equipe de Minnesota. No meio do tempo, os Lakers levantaram um par de banners para homenagear os títulos e o Hall of Fame de 1947-60, enquanto lendas de Minneapolis como John Kundla, George Mikan e Vern Mikkelsen observavam da quadra central.

SUNDAY WHITE 8 – Usado pela primeira vez em 25 de dezembro de 2002

1ba7bbfc-thanasis_pao_olympiacos.jpg

Era o uniforme que Kobe Bryant usava naquela imortal noite de 22 de janeiro de 2006. Ninguém na quadra conseguiu parar o homem que usava o Nº. 8 de jersey branca, enquanto explodia 81 pontos, a segunda maior quantidade de pontos em uma partida na história da NBA.

1960’S THROWBACK – Usado pela primeira vez em 23 de dezembro de 2003

1ba7bbfc-thanasis_pao_olympiacos.jpg

O roxo e dourado viraram azul e branco por diversos jogos durante a temporada 2003-04. Ambos, Lakers e Golden State Warriors usavam uniformes de reminiscência dos anos 1960 em sua estréia em 23 de dezembro, com o nome de L.A. “Los Angeles” na jersey.

1950’S THROWBACK – Usado pela primeira vez em 17 de dezembro de 2004

1ba7bbfc-thanasis_pao_olympiacos.jpg

Jogando novamente com a “Throwing it back” uniforme utilizado na temporada final de Minneapolis, Kobe ainda parecia o mesmo “Black Mamba“, mas com fios azuis claros. Bryant registrou um triple-double na estréia da jersey com 36 pontos, 14 assistências e 10 rebotes, e os Lakers continuariam a usá-lo com moderação ao longo da temporada.

MODERN HOME 24 – Usado pela primeira vez em 31 de outubro de 2006

1ba7bbfc-thanasis_pao_olympiacos.jpg

Existe uma imagem mais duradoura para os torcedores dos Lakers do que quando Kobe comemorou a vitória no Jogo 7 na NBA Finals sobre os rivais Boston Celtics por ficar na mesa do marcador com seu uniforme de ouro e gritando com o Staples Center fiel?

MODERN AWAY 24 – Usado pela primeira vez em 1 de novembro de 2006

1ba7bbfc-thanasis_pao_olympiacos.jpg

Pela primeira vez, em 14 de junho de 2009 em Orlando, Kobe Bryant levantou o troféu Larry O’Brien sem Shaquille O’Neal, e ele fez isso depois de ganhar o campeonato pelos Lakers. Cinco anos depois, ele balançaria o uniforme roxo durante outro marco, quando ele passou Michael Jordan na terceira colocação em mais pontos na história da NBA.

SUNDAY WHITE 24 – Usado pela primeira vez em 12 de novembro de 2006

1ba7bbfc-thanasis_pao_olympiacos.jpg

A “Sunday Whites” têm um significado especial para os Lakers, que foi criada para homenagear o lendário jornalista Chick Hearn. Mesmo o anel de campeonato de 2009 foi projetado com ouro branco em referência a essa jersey e o homem que honram.

NOCHE LATINA – Usado pela primeira vez em 25 de março de 2007

1ba7bbfc-thanasis_pao_olympiacos.jpg

Prestando homenagem à sua grande base de fãs latinos, os Lakers vestiram uniformes especiais para “Noche Latina” em 25 de março de 2007. “La Mamba Negra” fez sua parte naquela noite, marcando 43 pontos para liderar os Lakers para superar o Golden State por 115-113.

THROWBACK – Usado pela primeira vez em 21 de dezembro de 2007

1ba7bbfc-thanasis_pao_olympiacos.jpg

Os 76ers homenagearam seu título de 1983 título durante a primeira vez que a equipe dos Los Angeles Lakers usou esta jersey, ambas as equipes vestiram uniformes throwback . Com grandes nomes como Julius Erving e Moses Malone na arena, Bryant, um nativo da Philadelphia, ajudou os Lakers a vencer a equipe dos Philly pela primeira vez em sete anos.

LOS LAKERS – Usado pela primeira vez em 23 de março de 2008

1ba7bbfc-thanasis_pao_olympiacos.jpg

Nos últimos oito anos, a equipe de roxo e o dourado usou jerseys especiais “Los Lakers” para a sua “Noche Latina” anual. Fluente em espanhol, Bryant marcou 36 pontos na noite de estréia do uniforme. Junto com o italiano, o espanhol tem sido uma grande parte da vida do Vino, incluindo quando ele e seu colega espanhol Pau Gasol falavam espanhol na quadra.

1970’S THROWBACK – Usado pela primeira vez em 30 de janeiro de 2011

1ba7bbfc-thanasis_pao_olympiacos.jpg

Os Lakers homenagearam sua equipe, da temporada 1971-72, de vencedores do primeiro campeonato da franquia de Los Angeles, usando os uniformes retro para o seu primeiro jogo contra os Boston Celtics desde quando venceram seus rivais no Jogo 7 das Finais de 2010. Kobe marcou 41 pontos naquela noite e chegou a 27.000 pontos na sua carreira, os Lakers continuariam a usar esta jersey em certas ocasiões.

WHITE CHRISTMAS – Usado pela primeira vez em 25 de dezembro de 2012

1ba7bbfc-thanasis_pao_olympiacos.jpg

Foi um Natal branco para os Lakers, com Kobe dando aos fãs o tom da vitória. Bryant duelou contra Carmelo Anthony, ambos os jogadores marcaram 34 pontos em um jogo que não foi decidido até os minutos finais. No final, Bryant e os Lakers venceram por 100-94.

HOLLYWOOD NIGHTS – Usado pela primeira vez em 31 de outubro de 2014

1ba7bbfc-thanasis_pao_olympiacos.jpg

O Black Mamba usou fios negros várias vezes no final de sua carreira, inclusive durante a primeira vitória dos Lakers na última temporada. A co-proprietária e presidente da equipe, Jeanie Buss, chamou o uniforme de “um aceno para o grande número de pessoas que trabalham nos bastidores para formar uma das maiores indústrias em L.A.“, bem como o grande número de celebridades fãs dos Lakers.

CHRISTMAS 2015 – Usado pela primeira vez em 25 de dezembro de 2015

1ba7bbfc-thanasis_pao_olympiacos.jpg

O último jogo de Natal de Kobe terminou com uma derrota por 94-84 para os Los Angeles Clippers. A NBA mesmo deu atenção aos detalhes minuciosos, como colocar o selo da liga como um selo de cera falsa na parte de trás como uma referência para cartões de férias.

Matéria by  NBA.com 

Deixe um comentário