Jerry West falece aos 86 anos

A lenda do Los Angeles Lakers e da NBA Jerry West faleceu esta manhã aos 86 anos.

Durante sua carreira de jogador de 14 anos no Los Angeles Lakers, West se tornou sinônimo de basquete brilhante. Ele foi o terceiro jogador na história da liga a atingir 25.000 pontos, depois de Wilt Chamberlain e Oscar Robertson.

West foi um All-Star todos os anos de sua carreira e levou Los Angeles às finais da NBA nove vezes. Apesar de estar na equipe perdedora em 1969, ele é o único jogador na história da NBA a ser nomeado MVP das Finais.

West se tornou campeão da NBA em 1972.

Apelidado de “The Logo”, sua silhueta é a base do logotipo da NBA.

Em 1980, West foi introduzido no Naismith Basketball Hall of Fame e nomeado para a equipe do 35º aniversário da NBA. Mais tarde, ele foi homenageado como um dos 50 maiores jogadores da história da NBA em 1996 e nomeado para a equipe do 75º aniversário da NBA em 2021.

West teve médias de carreira na NBA de 27,0 pontos, 5,8 rebotes e 6,7 assistências em 932 jogos.

Ele também ganhou o ouro nas Olimpíadas de Roma em 1960 com a equipe dos EUA.

Depois que sua carreira de jogador terminou, West treinou os Lakers por três anos, levando-os aos playoffs todos os anos e ganhando uma vaga nas finais da Conferência Oeste uma vez.

Ele então trabalhou como olheiro por três anos antes de se tornar GM dos Lakers antes da temporada de 1982-83 da NBA. Sob sua liderança, Los Angeles ganhou seis anéis de campeonato.

Em 2002, West se tornou o GM do Memphis Grizzlies, ajudando a franquia a conquistar sua primeira vaga nos playoffs. Por suas contribuições, West ganhou o prêmio Executive of the Year da NBA duas vezes: uma vez como GM dos Lakers em 1995 e novamente como GM dos Grizzlies em 2004.

Matéria by BasketNews.com / https://basketnews.com/

Deixe um comentário